Cuidados Na Hora De Vender Um Veículo

05/05/2012 15:29

Tome algumas precauções na hora de vender seu carro. Uma pequena parte das pessoas ainda frequenta feiras livres de automóveis, no intuito de fazer negócio com seu veículo, com a ideia de dispor de menos dinheiro na hora da troca. O que nem sempre é verdade e, na prática, essas pessoas assumem um alto risco de adquirir um veículo com problemas. Seja problema de documentação, procedência, estado e até mesmo de adulterações no carro.

 

A maior parte dos consumidores de automóveis negocia seus veículos em lojas ou em concessionárias de automóveis. Acham mais seguro já que uma empresa administradora de compras e vendas de veículos, sempre de documentam os veículos na hora da venda. O mais comum na hora da venda de um automóvel, hoje em dia é dirigir-se a uma das lojas de carros, fazer uma avaliação e se precaver com a documentação necessária para não ser pego de surpresa e evitar problemas futuros.


Principais passos:

• Reconhecer firma do recibo do carro (Documento que comprova a informação de venda do veículo),

• Tirar uma cópia autenticada (Pode precisar futuramente deste comprovante);

• Comunicar ao DETRAN a venda do carro, pois, se o comprador não transferir o carro para o nome dentro do prazo estipulado de 30 dias, você pode levar multas e prejudicar sua pontuação na carteira de habilitação. Lembre-se que a responsabilidade civil e criminal é sua, se o veículo ainda estiver em seu nome.

• A loja de carro deve imprimir duas vias de um termo de responsabilidade de multas, que será reconhecido firma também.

• Exija sua via da N.F. de entrada do veículo.

• Se for uma troca também exija a documentação do novo veículo.